Ornitologia
Ornitologia é o ramo da Biologia que se incumbe de estudar as aves, bem como sua incidência na superfície terrestre, habitat, comportamento, características utilizadas para diferenciá-las umas das outras, de modo a possibilitar a classificação das espécies. O profissional de Ornitologia é denominado ornitólogo, que pode ser profissional, quando tem formação acadêmica, ou amador, que não tem formação e estuda as aves apenas por ter interesse.
Um dos primeiros estudiosos a escrever sobre as aves foi Aristóteles, no livro Sobre as Histórias dos Animais, obra esta que foi prosseguida alguns séculos depois pelo naturalista romano Caio Plínio Segundo, mais conhecido como Plínio, o Velho. Diversas outras obras registraram observações acerca das aves na Idade Média e no Início da Idade Contemporânea, mas o marco inicial do estudo das aves foi o estudo do naturalista inglês Francis Willughby, dado continuidade pelo seu colega, John Ray, que publicou em 1678 a obra
Ornithology of F. Willughby.
O ornitólogo é responsável pelo estudo das aves em todos os âmbitos: nascimento, crescimento, participação na
cadeia alimentar, acasalamento, reprodução, arquitetura do ninho, vôo, migração, comunicação, etc. Além disso, tais profissionais também estudam o processo evolutivo das aves, sua origem, semelhança com os antepassados, e a forma como as aves podem sofrer as alterações ecológicas futuramente.
As aves constituem um grupo de animais vertebrados, cuja principal característica é ter o corpo coberto por penas, além de habitarem todas as partes da superfície terrestre.
O comportamento das aves varia de acordo com a espécie, gênero, família e ordens, aspectos como o espaço, o ato de ciscar, esponjar, a proteção das penas, são muito importantes para compreender os mecanismos “sociais” das aves. Devido à criação em cativeiro, o comportamento das várias espécies vem sendo alterado com o passar do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário