sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atobá

Atobá

O atobá é uma ave ciconiforme da família Sulidae, característica de mares tropiais e subtropicais, como a costa brasileira, por exemplo. Do porte de uma gaivota, com asas compridas e estreitas, possui uma plumagem cor café contrasta com a barriga branca, que quando filhote fica toda branca. Possui ainda uma cauda cuneiforme, grandes membranas nadatórias, em pés totipalmados, e um bico pontudo serrilhado, porém não apresenta narinas esternas, exceto quando ainda está na fase embrionária.

Atobá
Atobá
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Sulidae
Gênero: Sula
Espécie: S. leucogaster
Habitante de praias, ilhas e rochedos, o atobá se alimenta de peixes e crustáceos, que captura ao mergulhar. A alimentação deste exímio mergulhador, que pode atingir até 20m de profundidade, está baseada em sardinhas, anchovetas, maria-luisas e lulas.
Seus ninhos são feitos de gravetos secos, ossos de outras aves, ramos com folhas verdes e penas. Durante o período de incubação e no início da vida dos filhotes, o atobá adulto é bastante agressivo quando se trata de incursões em território, seja indivíduos de sua espécie, outras aves ou seres-humanos.
Em uma pesquisa realizada nas Ilhas Moleques do Sul foram encontrados cerca de 256 casais nidificados, sendo que 68,4% do esforço reprodutivo correspondia a ninhos com apenas um ovo, enquanto que os com dois ovos chegaram a 31,6% e apenas 0,3% dos ninhos continham três ovos.
Contudo, independente da quantidade de ovos postos por um atobá, apenas um filhote recebe atenção e foi criado pelos pais. Os demais ovos são uma espécie de margem de segurança, caso o primeiro ovo ou filhote não se desenvolva, dando continuidade ao processo reprodutivo. Ao eclodir o primeiro ovo, os demais são jogados para fora do ninho. O tempo de incubação de um ovo de atobá é de 45 dias, sendo que o primeiro ovo é posto cercad e 5 dias antes do segundo e assim por diante. O filhote é alimentado pelos pais,(ambos os sexos cuidam dos ovos e do filhote) por um período de aproximadamente 4 meses, com alimentos regurgitados, como peixes e lulas.
Os atobás procriam em colônias mistas localizadas costas ou ilhas oceânicas isoladas, dividindo o espaço com outras aves nmarinhas, como a fragata e o cormorão por exemplo. A marcação de seu território é feita após um ritual de acasalamento e então é feita a postura dos ovos.
Os atobás possuem uma diformidade sexual, o que torna as fêmeas maiores e mais pesadas do que os machos, e sua maturidade sexual e a plumagem adulta chega entre 2 e 6 anos de vida. Um atobá pode viver entre 10 e 20 anos.
Em algumas regiões, como o Peru, os atobás são caçados pelos ovos, penas e carne, sendo explorados comercialmente como fonte de guano, um adubo rico em nitrogênio e fosfato, produto da decomposição dos excrementos e cadáveres de aves marinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário