Atobá
O atobá é uma ave ciconiforme da família Sulidae, característica de mares tropiais e subtropicais, como a costa brasileira, por exemplo. Do porte de uma gaivota, com asas compridas e estreitas, possui uma plumagem cor café contrasta com a barriga branca, que quando filhote fica toda branca. Possui ainda uma cauda cuneiforme, grandes membranas nadatórias, em pés totipalmados, e um bico pontudo serrilhado, porém não apresenta narinas esternas, exceto quando ainda está na fase embrionária.
Atobá
Em uma pesquisa realizada nas Ilhas Moleques do Sul foram encontrados cerca de 256 casais nidificados, sendo que 68,4% do esforço reprodutivo correspondia a ninhos com apenas um ovo, enquanto que os com dois ovos chegaram a 31,6% e apenas 0,3% dos ninhos continham três ovos.
Contudo, independente da quantidade de ovos postos por um atobá, apenas um filhote recebe atenção e foi criado pelos pais. Os demais ovos são uma espécie de margem de segurança, caso o primeiro ovo ou filhote não se desenvolva, dando continuidade ao processo reprodutivo. Ao eclodir o primeiro ovo, os demais são jogados para fora do ninho. O tempo de incubação de um ovo de atobá é de 45 dias, sendo que o primeiro ovo é posto cercad e 5 dias antes do segundo e assim por diante. O filhote é alimentado pelos pais,(ambos os sexos cuidam dos ovos e do filhote) por um período de aproximadamente 4 meses, com alimentos regurgitados, como peixes e lulas.
Os atobás procriam em colônias mistas localizadas costas ou ilhas oceânicas isoladas, dividindo o espaço com outras aves nmarinhas, como a fragata e o cormorão por exemplo. A marcação de seu território é feita após um ritual de acasalamento e então é feita a postura dos ovos.
Em algumas regiões, como o Peru, os atobás são caçados pelos ovos, penas e carne, sendo explorados comercialmente como fonte de guano, um adubo rico em nitrogênio e fosfato, produto da decomposição dos excrementos e cadáveres de aves marinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário